top of page

Facebook

Email: theitalianlass@hotmail.com

Grupo de Aulas Regulares com Sofia no Rio - info aqui

​

Pesquisadora do corpo e dos movimentos coletivos, dançaterapeuta, pedagoga, bailarina e preparadora corporal. Italo-escocesa residente no Brasil desde 2009.

A partir de 2005 começa a estudar com: Nancy Stark Smith, Nita Little, Ray Chung, Martin Keogh, Kirstie Simson, Bruno Caverna, Mirva Makinen, Angela Doniy, Lisa Nelson, Alito Alessi, Diogo Granato, Fernando Neder, Ricardo Neves, Andrea Jabor, entre outros da Comunidade de CI no mundo.

​

Movida por uma incessante curiosidade, alimentada por perguntas, muitas vezes sem respostas...
“Como os corpos dialogam com o impacto, o confronto, a queda e o desafio do encontro com a diversidade? Estou ciente que a cada minha escolha influencio a composição coletiva? Como gerar um encontro potencializador entre os corpos em movimento? Como criar um corpo coletivo em diálogo, um organismo onde cada membro possa ter espaço de se expressar livremente na própria autenticidade sem violar a liberdade do outro? É possível criar realidades de sustentabilidade concreta através de uma nova política do cuidado recíproco? Novas formas de lidar e falar sobre o dinheiro e os recursos são possíveis? ”

​

Em 2013 concluiu a pós graduação em Terapia através do Movimento pela Faculdade Angel Vianna, na cidade do Rio de Janeiro.  Já sendo Pedagoga com formação (Itália) e Dançaterapeuta desde 2009. E se aperfeiçoado em DanceAbility (Brasil), em 2011.

Em 2013 entra em contato com o Liquid Body e o Play-Fight, investigações criadas por Bruno Caverna, que misturam elementos do Systema (arte marcial russa), do CI, da capoeira e das artes marciais em geral. Desde então acompanha essas pesquisas e participa da formação com o idealizador.

Em 2014 encontra a CNV, comunicação não violenta, e começa  a frequentar grupos de prática com o intuito de dar espaço ao seu interesse para a comunicação e as situações de conflito.

​

Desde 2011 ministra aulas regulares de ImprovisAÇÃO comTATO e fomenta a cultura da contribuição consciente e da Comunidade que Sustenta.  Paralelamente, coordena oficinas e jams regulares em diferentes espaços da cidade.

​

Cocriadora e coprodutora do projeto Ciclo Expansão do Movimento (CEM) – ciclo de oficinas de contato improvisação e outros percursos desde 2013 até o momento.  Integrante do Coletivo Oco desde 2013.

Co-fundadora da Rede CI Carioca e Idealizadora do Site CI Brasil (www.contatoimprovisacao.wix.com/cibr) publicado desde 2014.

Desde 2016 gerência com um coletivo de artistas independentes o Espaço MOVA

Sofia Giliberti​

​

bottom of page