
Desde 2013 atua no Rio de Janeiro
coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,v


JAM de Contato Improvisação
“Jam” significa Jazz After Midnight e assim como os músicos de jazz, é possível praticar Contato Improvisação dançando nas JAM’s.
Jams de Contato Improvisação são ambientes favoráveis para a livre experimentação em dança improvisada, em geral sem uma coordenação explícita e sem lideranças, nos quais bailarinos praticam Contato Improvisação com quem quer que se reúna: os amigos ou estranhos, velhos, jovens, inexperientes, experientes.
O fundamental é que, toda vez que dançamos, temos o potencial para aprender. Os participantes sempre têm a escolha sobre a forma de começar, como se engajar, como e quando finalizar uma dança.
Foi um fenômeno inovador no campo da dança, e não existem jams de dança moderna ou de balé. Elas estão presentes no campo da improvisação de movimento e música, no entanto, do início, com poucos praticantes, para a atualidade, há uma diversidade de jams pelo mundo.
Algumas dessas jams são periódicas e muito conhecidas, como: Breitenbush CI Jam (Oregon), o mais antigo retiro de jam, acontece anualmente há cerca de 30 anos; Berner Jam (Suíça); East Coast Jam (Virgínia); Convergência ACIC (Austrália); Montreal Jam (Canadá); Maio Jam (Boston); Jamazo (Córdoba, Argentina); dentre outros. Disponível em: <www.contactquarterly.com>.
Reflexões e citações de pesquisadores:
Andrew Harwood afirmou que procura na jam o espaço de pesquisa de movimento: “Muitas jams hoje em dia são quase festas, não tenho muito interesse nesse âmbito”.
Nancy Stark Smith disse não saber bem mais o que é jam, pois cada comunidade acaba por fazer suas sínteses, suas adaptações.
Alito Alessi afirmou que realiza anualmente uma jam há mais de 30 anos e que ela dura diversos dias: “Lá encontro a primeira geração junto com outras mais novas e reconheço ali o espírito do Contato Improvisação: boa convivência, confiança uns nos outros, abertura para que as danças aconteçam”.
Cristina Turdo : “Atualmente, com tanta variedade, é preciso ter foco, compromisso com a própria pesquisa, certo purismo, para manter a identidade do Contato Improvisação”.

Inspirados nas diretrizes das Jams em EARTHDANCE, compartilhamos algumas sugestões para a Jam fluir:
1. A JAM É UM AMBIENTE FOCADO
Esteja consciente de como o som e a linguagem afetam uma sessão de improvisação. Esta sessão é para a prática do contato-improvisação e outras práticas de movimento relacionadas.
Por favor, mantenha a conversa social/casual fora do espaço de dança - sons ou palavras que fazem parte da dança são muito bem-vindos.
A conversa em baixo volume relacionada diretamente à dança é aceita e apreciada, principalmente se a comunicação é sobre a segurança dentro deste espaço.
2. VOCÊ É RESPONSÁVEL POR SUA PRÓPRIA SEGURANÇA FÍSICA E EMOCIONALMENTE
Contato Improvisação pode ser uma prática muito física. Por favor, esteja ciente de sua própria segurança no espaço. Ouça a si mesmo; esteja ciente do que é confortável para você, para seu corpo. Somos todos diferentes e temos diferentes habilidades e níveis de conforto. É correto dizer "NÃO"ou "PARE" se algo é desconfortável ou inseguro
3. POR FAVOR, ESTEJA CIENTE DO ESPAÇO EM TORNO DE VOCÊ.
Seja particularmente atento se você está dançando com a velocidade, envolvendo grandes quantidades de peso, saltando ou se movendo com alto risco.
4. NA JAM:
A) Cultive consciência de si mesmo, dos outros e do ambiente da sessão em geral. Através da visão e consciência energética, podemos trazer consciência às conexões que existem entre as danças em toda a sala;
B) Você sempre pode deixar uma dança (ou conversa). Além disso, se alguém deixar sua dança, não tome isso como uma questão pessoal;
C) Você sempre pode entrar em uma outra dança. Entre na dança com um espírito de escuta e sintonizando-se com o que já está lá;
D) O aquecimento para interação com os outros e com o meio ambiente, através de uma série de conexões curtas, que podem durar alguns segundos ou alguns minutos, é uma maneira simples e prazerosa de experimentar danças;
E) Testemunhar é uma parte necessária na JAM. Por favor, sinta-se mais que bem-vindo para assistir a sessão a partir da periferia do espaço de dança. Muita aprendizagem ocorre desta forma.
5. PEÇA AJUDA.
Os participantes da JAM são bem-vindos para falar com pessoas identificadas facilitadores ou membros da equipe de organização, que possam ajudar a encontrar pessoas qualificadas para lidar com cada necessidade individual, conforme a demanda da situação.
6. DICAS DE VESTUÁRIO.
Evite:
- roupas com tecidos sintéticos que escorreguem demasiadamente.
- muitos adereços: fivelas, botões, bolsos, acessórios de metais, brincos grandes etc, pois podem ocasionar acidentes.
Recomenda-se uso de roupa com tecidos que absorvem bem o suor, se estiver suado demasiadamente é higiênico ter mudas de roupas para trocar. Caso goste de dançar sem camisa, esteja consciente de que isso pode incomodar algumas pessoas e procure estar na escuta.


