
Desde 2013 atua no Rio de Janeiro
coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,coletivo oco, CI, Rio de Janeiro, Ciclo Expansão do Movimento CEM, Encontro CI no Rio de Janeiro Junho 2017,v


Oficina com Sofia Giliberti
quinta das 15h às 17h30
​
​
Email: sofiagiliberti.contact@gmail.com
https://www.facebook.com/sofiagiliberti/
http://contatoimprovisacao.wixsite.com/cibr
Conexões e escuta do ambiente
Na oficina focaremos em alguns elementos básicos da improvisação no CI:
sensação, relação, tempo e composição.
Focar nossa atenção na improvisação fornece caminhos de entrar no desconhecido, dar espaço para a intuição se manifestar, aprender a escutar na tridimensionalidade do corpo e não fecharmos na dança em duo esquecendo do ambiente.
​
O CI é uma técnica de movimento extremamente rica e a percepção do espaço entre as pessoas e os elementos de composição podem ajudar nossos corpos a se tornarem mais treinados para danças que nos surpreendam e que permitam criar conexões com o ambiente como um todo.
​
Pessoalmente estou muito interessada em resgatar a investigação presente nas danças das origens do CI; nos anos setenta nos Estados Unidos, quando o CI nasceu, os pesquisadores tinham uma capacidade de ser atravessados pelo campo e de improvisar dentro e fora do contato físico com uma escuta e complexidade que considero inspirador.
​
Aqui alguns exemplos de danças que me inspiram:
Kristie Simson. Movement Research @ the Judson Church
Chris Aiken, Ray Chung, and Mike Vargas - Movement Research @ Judson Church
​
​
​
Sofia Giliberti (Brasil-Itália)
​
Pós graduação em Terapia Através do Movimento na Faculdade Angel Vianna no Rio de Janeiro. Formação em Pedagogia, Dança Movimento Terapia (DMT), DanceAbility. Professora de Contato Improvisação (CI). Designer para a Sustentabilidade pelo Gaia Education, Introdutório de Dragon Dreaming, investiga e usa a Comunicação não Violenta (CNV) nas aulas de movimento e atendimentos de dança movimento terapia. Colabora com Hélène Petry na UFF como professora convidada para explorar formas de aprendizado através do corpo.
​
Idealizadora do site CI Brasil – http://contatoimprovisacao.wix.com/cibr.
Co-criadora do Coletivo Oco - https://ococoletivo.wixsite.com/coletivo-oco.
Ministra aulas regulares de Improvisação e CI, coordena oficinas, jams regulares e encontros na cidade do Rio de Janeiro.
​​
Desde 2005 estuda CI e práticas afins com Nancy Stark Smith, Ray Chung, Nita Little, Martin Keogh, Kirstie Simson, Mirva Makinen, Angela Dony, Lisa Nelson, Alito Alessi, Ricardo neves, Andrea Jabor, Diogo Granato, Bruno Caverna entre outros.
Oficina com Aline Bernardi
sexta das 15h às 17h30
​
Email: contato.alinebernardi@gmail.com
​
A Oficina “Contato Improvisação (CI) e Performatividades" tem como intuito propor o diálogo físico entre os corpos em movimento a partir de alguns princípios do CI : a escuta, a gradação do toque, o conduzir e ser conduzido, o domínio e a compreensão do peso, pressão, tração e fricção.
O foco dessa prática está na qualidade de percepção de uma parceria e essa oficina intenciona oferecer caminhos para despertar o corpo ao aguçamento das qualidades de atenção. A improvisação, o toque e as leis físicas do movimento são o ponto de partida da criação e comunicação através da dança. Para o CI acontecer é importante que os participantes estejam concentrados no que está acontecendo no ambiente e dentro de seu corpo.
Essa afinação da organização do próprio corpo no espaço e a consciência do espaço que o outro corpo ocupa quando se dá o encontro possibilita acessar Estados de Presença que podem ser investigados enquanto performance. O indivíduo em relação ao coletivo e o como esse coletivo pulsa junto num mesmo espaço. Essa oficina é convite à percepção do espaço que ocupamos com o nosso corpo!
​
​
Aline Bernardi
​
Licenciada em Dança pela Faculdade Angel Vianna, atua como pesquisadora e professora de contato improvisação há 10 anos, tendo participado de muitos festivais e encontros no Brasil e no exterior. Formada pela Escola Técnica para bailarinos na Escola Angel Vianna, atua como performer e bailarina em diversos projetos e atualmente tem sua Cia de Dança, a Cia Impele, junto com Marina Magalhães, Jéssica Barbosa e Alexandre mendes, tendo estreado o primeiro espetáculo Mar de Ressaca em dezembro de 2016 no Sesc Copacabana.
Professora de hatha yoga e de consciência corporal. Atualmente está cursando a Pós Graduação de Preparação Corporal para as Artes Cênicas e participou como artista do Programa FIA (Formação Intensiva Acompanhada) do cem em Lisboa nos anos de 2014 e 2015.

